Monday, December 11, 2017

Bruxelas aprova venda do Novo Banco à Lone Star

ottobre 12, 2017 by redazione  
Filed under NEWS

Bruxelas aprova venda do Novo Banco à Lone Star

A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo das regras da UE em matéria de auxílios estatais, a venda do Novo Banco à Lone Star, foi esta quarta-feira divulgado em Bruxelas.

A Comissão Europeia emitiu um comunicado no qual clarifica que as medidas aprovadas em matéria de auxílio estatais permitirão ao fundo norte americano Lone Star lançar o seu “plano de reestruturação, que visa garantir a viabilidade a longo prazo do banco, limitando, ao mesmo tempo, as distorções da concorrência”.

De acordo com o Jornal de Notícias, que cita a Comissária europeia para a Concorrência, Margrete Vestager, é “importante que o novo proprietário aplique o plano de forma eficaz para que o banco consiga apoiar a economia portuguesa“.

A Lone Star não pagará qualquer valor pela compra do banco, mas, de acordo com a TSF, terá que injetar mil milhões de euros, acordados com o Estado, dos quais 750 milhões entrarão quando o negócio for concretizado e os restantes 250 milhões até 2020.

Além disso, a Lone Star levará a cabo uma reestruturação aprofundada da instituição, que fica ainda obrigada a levantar 400 milhões de euros no mercado.

O Fundo de Resolução, que é custeado por todos os bancos portugueses, por sua vez, fica obrigado a injetar capital de até 3,9 mil milhões de euros se, por causa de uma eventual desvalorização dos ativos tóxicos do BES, o rácio de capital descer abaixo de determinado limiar e a subscrever o valor em falta, caso o banco não consiga obter os 400 milhões de euros no mercado.

Se surgirem necessidades de capital em circunstâncias graves que não possam ser resolvidas pela Lone Star ou por outros operadores de mercado, Portugal fica ainda obrigado a disponibilizar capital adicional limitado.